Tragédia no Motocross – Aos 29 anos, o tricampeão brasileiro João “Marrozinho” Paulino sofre acidente fatal… Atualizado com depoimento de Djohny de Aquino…

Nota MM: mais uma tragédia no motociclismo esportivo brasileiro; o catarinense João “Marronzinho” Paulino, tricampeão brasileiro de motocross, morreu nesta terça feira, durante um treino preparatório para a próxima etapa do Campeonato Brasileiro. No momento não tenho palavras para expressar a tristeza pela perda de um grande piloto e um amigo extraordinário. Abaixo algumas notícias sobre o acidente…

======================================================================================================

Marrom Pai, Marronzinho e o mecânico Tita
Crédito: Grupo Geração / pb2
Nota de falecimento: João ‘Marronzinho’ Paulino
Marronzinho sofre acidente fatal durante treino na pista de Potecas, em São José, Santa Catarina

É com extremo pesar que a equipe Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit, seus colaboradores e patrocinadores comunicam o falecimento do piloto João Paulino da Silva Junior, o Marronzinho.

O atleta faleceu por volta das 11h desta terça-feira, 26, na pista de Potecas, em São José, Santa Catarina. De acordo com o laudo médico, um traumatismo craniano causou a morte do piloto de 29 anos.

O enterro será às 16h desta quarta-feira, 27, em Laguna, Santa Catarina, cidade natal do piloto. O velório acontece no Centro Cultural de Laguna, localizado ao lado da Igreja Matriz.

Marronzinho estava em São José, na Grande Florianópolis, para treinar ao lado de Carlos Campano e Gabriel Gentil, colegas de time. Ele sofreu a queda na seção de costelas (sequência de obstáculos). Quando o socorro aéreo chegou ao local, já estava sem vida.

João Paulino da Silva Junior deixa a esposa e um filho de quatro anos. Era tricampeão brasileiro de motocross, campeão da Superliga Brasil de MX, multicampeão catarinense e competia profissionalmente desde 1991.

“A sensação de perda é como se um filho tivesse ido. Perdemos um amigo, um irmão, muito mais que um atleta. O Marronzinho era exemplo dentro da equipe. Era o mais experiente, amigo, companheiro, responsável. Foi uma fatalidade. Estamos todos muito tristes”, afirma Sandro Garcia, diretor do Grupo Geração.

A equipe Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit provém seguro de vida para todos seus atletas. O contrato de Marronzinho era até o final da temporada 2012, para disputa do Brasileiro de Motocross, Superliga Brasil de MX e Arena Cross.

Marrom ocupava a nona colocação da categoria MX1 no BrasileiroMX e a sétima posição da MXPró da Superliga.
Atleta ocupava a nona colocação no Brasileiro de Motocross 2012
Crédito: Grupo Geração / pb2

Confira os títulos da carreira de Marronzinho
1991 – Campeão catarinense de motocross na 50cc
1997 – Campeão catarinense de motocross na MXJr
1997 – Campeão catarinense de supercross na SXJr
2004 e 2006 – Bicampeão sul-brasileiro de motocross na MX1
2006 – Campeão sul-brasileiro de supercross na SX1
2007 e 2000 – Bicampeão catarinense de motocross na MX2
2007 e 2005 – Bicampeão catarinense de supercross na SX2
2008, 2007, 2006, 2004 e 2003 – Pentacampeão catarinense de motocross na MX
2008, 2007, 2006, 2005 e 2004 – Pentacampeão catarinense de supercross na SX1
2008, 2006 e 2005 – Tricampeão brasileiro de motocross na MX
2009 – Campeão paranaense de motocross na MX1
2010 – Campeão da Superliga Brasil de Motocross na MX1
Fonte: Imprensa Geração

===========================================================================================================

A Moto Honda da Amazônia lamenta profundamente a morte do piloto de motocross João Paulino da Silva ocorrida na manhã desta terça-feira (26/06) em Santa Catarina. Conhecido como “Marronzinho”, ele representou a Equipe Honda Racing em 2010 e 2011 no Arena Cross, Superliga Brasil de Motocross e Campeonato Brasileiro de Motocross. Em 2010, ele foi campeão da Superliga na categoria MX1, considerada a principal da modalidade.

Nossos sinceros sentimentos.


Dos amigos da Equipe Honda Racing

====================================================================================================================================================================

O piloto catarinense de motocross João Paulino, conhecido como Marronzinho, 29 anos, morreu na manhã desta terça-feira, dia 26 de junho, durante os treinamentos que realizava em São José, Florianópolis.

Marronzinho treinava na pista do Bairro Potecas, onde o acidente aconteceu e se preparava para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será disputada na cidade de Sorriso, Mato Grosso no próximo final de semana.

Em nota oficial, a Equipe Honda Racing lamentou a morte do piloto, que atualmente competia pela Yamaha, mas que já representou a Equipe Honda nos anos de 2010 e 2011 quando foi campeão da Super Liga Brasil de Motocross em 2010. O piloto foi um dos nomes mais expressivos do motocross no país, conquistou o tricampeonato brasileiro e atualmente disputava provas na Superliga de Motocross e no Brasileiro de Motocross, ambos na categoria MX1.

Fonte: moto.com

=============================================================================================================

É nosso dever informar, mas é com lágrimas nos olhos que comunico que João Paulinho Marronzinho faleceu hoje cedo, durante treinamentos.

Segundo informações de nosso amigo Rogério, dono da loja Motoshop, o piloto caiu forte durante os treinos, foi chamado o resgate, que não chegou a tempo.

Outro amigo, Elton, do site BRMX, informou que o acidente aconteceu na mesma seção de costelas da mesma pista onde o piloto se acidentou no ano passado.

Recebemos mais uma informação, vinda de Garopaba, com mais detalhes sobre o acidente. Na seção de costelas, a moto teria jogado o piloto para a frente e ele não conseguiu colocar as mãos no chão. O pescoço recebeu forte impacto. Esta informação tem apenas uma fonte e ainda precisa ser confirmada.

Continuaremos atualizando esta página com mais informações.

O velório de João Paulino Marronzinho acaba de ser marcado para as 19 horas de hoje, no Centro de Cultura de Laguna/SC.

Desde já, enviamos nossos sentimentos à família do querido piloto catarinense, Campeão Brasileiro e da Superliga de Motocross, que construiu uma grande carreira.

Fonte: Jeca  Jóia, Revista Pro Moto

================================================================================================================

LUTO – COMO FOI O ACIDENTE QUE MATOU MARRONZINHO

Publicado: 27/06/2012 em coberturaproenduro.worldpress.com

Estas foram as palavras de Djohny Luis de Aquino, amigo de Marronzinho que estava treinando junto com ele e foi um dos primeiros a chegar até o piloto.

A pericia ainda vai levantar que tipo de falha foi e o que realmente aconteceu com o corpo.

“Estão todos me perguntando com foi e tal o acidente com Marronzinho ….
na verdade .. oke aconteceu foi que estava no treino corrida … e pelo que pude observar a coroa da moto quebrou e fez que a moto embicasse não encaixasse a sessão de costela e bateu a roda dianteira bicanco numa cabeça da costela .. dai marron foi lançado para frente contra outra costela da mesma sessão … e a moto veio em cima dele … primeiro a chegar nele foi campano que estava logo atrás dele .. em seguida cheguei correndo e ajudei a retirar o capacete , se movimentar coluna e cabeça … logo que tiramos capacete .. ele sangrava pelas cavidades , como boca e orelha , mas sem nenhuma consiencia … e nos mesmo instante observei seus sinais vitais .. pulsão era muito baixa e respiração tbm .. mas o problema grave era na cabeça .. com um pouco da experiencia que tenho com socorros , pude já verificar que ele estava com um TCE Grave … os olhos dele ficaram como é conhecido pelos socorrista .. igual a de guaxinins .. muito rocho e inchado .. fiz contato com central de emergência e pedi pelo amor de Deus o Helicóptero .. pois passei todo o caso para eles .. uma ambulância de pouco adiantava , Campano mantia boca dele aberta para naum se afogar .. logo apos fiz mais uma ligação para pedir ao um PM com contato direto com o Aguia para vim fazer o resgate foi onde encaminharam de vez o Aguia … mas as chances eram minimas Trauma era enorme e vendo isso .. tentava me conformar e manter a calma dos meus companheiro … e eu não acreditava que meu amigo tava partido .. Helicóptero chegou após 12 minutos do acidente . fizeram todos procedimentos iniciais e já viram que não tinha como reverter o quadro , chegaram a por oxigênio e até pegar o desfibrilador , mas não usaram … e já confirmaram a morte de nosso amigo … foi triste .. naum sabia para onde ir .. mas tive que manter a calma .. pois tinha que avisar as pessoas mais próximas , da equipe … e até agora tento acreditar que nada disso aconteceu e que estou apenas sonhando : /

Peço a todos que rezem por ele e por sua família .. a forma que acontece ou como foi não importa … foi uma grande fatalidade e temos que juntar forças para superar mais essa barreira …”

Acabei de ver essa foto no face do Leandro Silva. Dois jovens campeões  inesquecíveis do cross brasileiro…

Comentários

37 Respostas para “Tragédia no Motocross – Aos 29 anos, o tricampeão brasileiro João “Marrozinho” Paulino sofre acidente fatal… Atualizado com depoimento de Djohny de Aquino…”
  1. Paulo Rodrigue disse:

    é uma grande perca mesmo, sou aqui de são Paulo cidade de indaiatuba, só fiquei sabendo hoje porq meu filho é um apaixonado pelo mundo do motocross assim como eu, e viu essa matéria tão triste.e comentou comigo a fatalidade, fiquei muito triste por essa grande perca. q deus o tenha, e de todo conforto para a familia q ficou. abraço cara, vc é um grande exemplo de campeão,tive várias oportunidade de ver vc competir aqui na minha cidade,e posso garantir q vai ficar um grande vazio nas próximas etapas q serão realizada aqui sem vc e o zanone, q Deus o tenha também..

  2. Aurelio disse:

    lamento pela morte de mais um grande piuloto e uma tristeza para o esporte
    tanto ele e o zanone…

  3. nunes curitiba disse:

    Estou triste pelo marronzinho e por sua familia. Que DEUS os console e lhes de forcas para seguirem adiante. Perdemos mais um grande piloto…

  4. newton junior disse:

    Ja estive em varias corridas que o Marronzinho estava presente. Em Teresopolis no Brasileiro de Supercross, Juiz de Fora no Brasileiro de MX, Rio das Ostras, Cachoeiro do Itapemirim por diversas vezes, pista essa que ele sempre comentava que sentia um certo medo por causa da topografia, aquelas descidas assustadoras e foi la que acompanhei pessoalmente a sua vitoria ainda pela equipe Protork. Um cara sensacional, sem nenhum estrelismo, assim como o Swian. Pilotos como eles sim fazem falta. Meus sinceros sentimentos a todos que amavam esse grande ser humano.

  5. edmar disse:

    marronzinho,concerteza o melhor piloto que já andou por nossas pistas,meus pesames a família,e descanse em paz ao lado de deus!!!

  6. Zépaulo disse:

    Duas rodas já não eram mais suficientes, então ele criou asas, antes mesmo de nos tornarmos grandes amigos, descanse em paz++++++++++++++++++++++

  7. bruno kellm disse:

    Meus pêsames à família e todos ligados a ele.Os vencedores se encontram em um lugar eterno seja seu descanso, diversão e vitória.Fique com DEUS.

  8. marcos disse:

    Realmente é uma grande perda… e o pior é que eu fiquei sabendo que ele estava usando o numeral #7
    em homenagem ao swian zanoni… é triste demais kra, agora é rezar pra ele e pra Deus confortar a família dele…

  9. Sou narrador de motocross e velocross aqui no Parana,já tive oportunidade de narrar algumas corrida do Marronzinho,foi emocionante demais falar seu nome tantas veses durante as provas que fiz,mas no esporte dessas coisas,e Deus quis que ele fosse Acelerar mais alto nas nuvens do ceus,que le descanse em paz,e que ele continue servindo de exemplo e humidade dentro e fora das pistas.abraços se quiser postem recados no meu site moto100limite.com.br..

  10. Tunico-Balneario camboriu disse:

    Que acelereeeee muito lá em cima.Saiba que muita gente torcia por vç aqui em baixo.Que seus familiares estejam com Deus e entendam que enquanto esteve aqui entre nós cumpriu seu papel da melhor forma possivel!!Saudades de nosso catarinense no podium!!Fique com deus Marrom!!

  11. Emers (magrão) disse:

    * Muito triste ler o fato~ Meus pêsames à família e todos ligados a ele.

    Há sempre um risco, um azar nos que andam sobre 2 rodas, ou 4. E há o momento que alguém chama~

    Os vencedores se encontram ~~~ um lugar eterno seja seu descanso, diversão e vitória. SuperSic, Ayrton Senna, tantos outros,,, estão todos juntos e conosco ainda nesta passagem. //abraços e força//

  12. thiago disse:

    ele morreu nosso moto cross fés a diferença com ele,,,

  13. MURILOAMORIM disse:

    QUE DEUS PROTEJA TODOS ATLETAS DESSA MODALIDADES, QUE CRESCE A CADA DIA E QUE AO MESMO TEMPO CONFORTE TODA SUA FAMILIA ,COM CERTAZA A COMFORMAÇAO VIRA…
    HOJE PERDEMOS UM MITO DO MOTOCCROS BRASILEIRO, MAIS CIENTE QUE ELE SEMPRE VAI TA VIVO NA MEMORIA DE PESSOAS QUE AMAM O ESPORTE …

  14. eudair tostao disse:

    descanse em paz e muitas forças para sua familia que fica

  15. Wagner Batista/Caarapó-ms disse:

    Fausto ,estive em Nova Alvorada do sul no Brasileiro de MX e tive contato com ele,estou muito triste com esta noticia,magoado mesmo,mas gostaria de fazer um comentario sobre os equipamentos de MX,não está na hora de reestudar os equipamentos de proteção,andei muito tempo em enduro e percebo que tais equipamentos,capacetes ,coletes e prot cervicais estão cada dia mais frageis (não sei se foi o caso do marronzinho)e o desempenho de motos e pilotos mais forte.QUE DEUS CONFORTE A FAMILIA E O RECEBA LÁ AO LADO DELE ,DESCANSE EM PAZ CAMPEÃO.

  16. bruno boo disse:

    R.I.P.

    Figura excepcional do motocross brasileiro, vai fazer falta.

  17. alex disse:

    Defendo que em treinos de pilotos de elite o atendimento deve estar inloco. Vital, pois minutos poderiam tê-lo salvá-lo… lamentável.

  18. Felipe Coutinho disse:

    Vai correr ao lado do Zanone no céu…força aos familiares…

  19. Alexandre disse:

    Descanse em paz.
    Sentimentos à família.

    Alexandre

  20. Victor Medina disse:

    Estou muito triste pois hoje mais um ídolo do motocross nacional nos deixou.Meus sentimentos a família e que DEUS tenha um lugar especial para Marronzinho q foi um exemplo para todos os q acompanham o esporte.

  21. Jeronimo Cardoso disse:

    Meus sentimentos a familia.
    Jeronimo Cardoso

  22. julio cesar disse:

    Vai com DEUS, continuie com as RAMPAS da vida, CAMPEÃO…
    Meus sentimentos a fámilia.

  23. Jaime Neves disse:

    Meus sentimentos a toda sua família, amigos e que descanse em paz.

  24. Daniel disse:

    Que coisa!!! Inacreditavel, mais um dos melhores pilotos do brasil! Piloto ja sofre para conseguir participar de provas e ser competitivo e acaba morrendo da pista!! Sem palavras…

  25. TCHACO disse:

    Estou sem palavras, mui triste o Motocross perdeu mais um grande atleta, que DEUS conforte todos os seus familiares.

  26. suelio gomes disse:

    É lamentável a perca de mais um colega de atleta para a gente
    que pratica o motocross.
    Deus conforte todos os seu entes queridos e fica com deus
    meu irmão.

  27. Bita... Palmeira dos Índios -AL disse:

    É uma grande perda para todos nós que amamos o motocross…
    Que DEUS te ilumine Marronzinho…
    E pedimos a DEUS conforto para toda sua familia…

  28. Cineide disse:

    vai com deus
    força para a familia nesse momento tão dificil :*

  29. kleber K2D racing disse:

    Que Deus de muita forca para toda familia ,
    nesta hora tao dificil,
    infelizmente perdemos outro piloto muito importante
    e muito querido por todos nois…
    DESCANSE EM PAZ IRMAO …

  30. Pedro h. disse:

    r.i.p. MARRONZINHO. #11 #7
    Que Deus conforte os familiares neste momento tão dificil…

  31. Daniel Perna disse:

    que cagada.. perda insubstituivel. mais um cara gente boa demais que se foi. barbaridade.

  32. Tabajara Aparecido Jorge disse:

    Realmente, uma pena, uma perda irreparável.
    Fique com Deus irmão. Não te esqueceremos.

  33. dom #65 disse:

    E com muita tristeza que o povo gaucho e a nação motocross sente mais esta perda um idolo no esporte ariscado que gostamos de praticar…eu que recebi e felei pessoalmente no brasilheiro em canoas e ganhei um autografo dele sentimos a perda………..meus sincero sentimentos a familia,esposa,e filhote……..
    vai em paz amigo dos gauchos
    dom#65

  34. bruno macae disse:

    Caramba, ta dificil swian e agora marronzinho….. o motocros brasileiro a cada dia que passa vai ficando sem incentivo, ja estava ruim agora entao…….. que Deus esteja com todos os familiares.

  35. Juninho disse:

    R.I.P Marronzinho #7

  36. BRUNO H ORSOLON disse:

    mtu triste sem palavras

  37. Mateus; David Canabarro; RS disse:

    Dois gigantes do motocross que se foram. Que va em paz

Falae, rapá

Solte o verbo, mas sem pesar a mão...
e se quiser incluir um avatar para seus comentários, crie o seu gravatar!