Mundial de Motovelocidade – Divulgado o calendário provisório da temporada 2013 – GP da Argentina tem data divulgada mas está ameaçado!

A Federação Internacional de Motociclismo, FIM,  lançou oficialmente hoje de manhã o calendário provisório da MotoGP  2013, depois que o ex-piloto e agora conselheiro de segurança Dorna, Loris Capirossi, o divulgou ontem à noite através de sua conta pessoal no Twitter.

Note-se que o calendário  é provisório,  e pelo visto,  após uma análise inicial do mesmo, não seria surpreendente que sofra algumas mudanças. Para começar, a divulgação  das datas dos Grandes Prêmios  de 2013 coincidiu com a publicação, ainda hoje, do calendário provisório da Fórmula 1, algo que a princípio pode parecer não ter nada a ver, mas realmente condiciona o programa da MotoGP, com a sobreposição, nada mais e nada menos do que oito fins de semana com os carros de F1, gerando  consequentes danos para ambos os fãs de esportes, que são muitos, emissoras de tevê, jornais e rádios, que  deverão  compartilhar seus espaços de informação e divulgação de  patrocinadores, que irão ter o seu impacto reduzido como resultado das opções acima.

Mas deixando de lado a coincidência com a Fórmula 1, o que não é uma questão menor, o projeto do calendário se esgota com uma simples leitura. Os pilotos solicitaram à  Dorna de maneira incisiva, que terminasse  com os famosos e letais ‘tripletes’, isto é, a disputa de três corridas em três semanas. Longe disso, em 2013 a Dorna quer impor  dois  ”triplaços ‘ao estilo LeBron James: 18 e 25 de Agosto e 1 de setembro: Indianápolis, República Checa e Inglaterra, 13, 20 e 27 de outubro: Malásia, Austrália e Japão. Além disso, se forem confirmados os dois Grandes Prêmios ainda pendentes, os da Argentina em 14 de abril e Texas, dia  21 do mesmo mês, deveremos começar a temporada no Qatar, em 31 de março, e 15 dias depois fazer uma dupla jornada de  15.000 km de distância em duas novas pistas, que devem ser aprendidas pelos pilotos e onde ninguém correu  até agora.

Outra armadilha do calendário é o costumeiro duplo giro em 14 e 21 de julho, na Alemanha e Laguna Seca, e em 18 e 25 de agosto, em Indianápolis e na República Checa. Talvez fosse  mais lógico colocar as corridas nos EUA em  linha reta, e  em seguida, os dois na Europa, economizando  uma viagem transoceânica  para a caravana do Mundial  e oferecendo, em tempo de férias de verão, a possibilidade de ver duas corridas consecutivas em 10 dias, nos EUA ou na Europa.

Enfim, esperamos  que o calendário  final seja mais sensato, com a confirmação da corrida em Jerez especialmente para assinar o contrato para fazer o Grande Prêmio de Espanha e os governos da Espanha e da Argentina convençam a Repsol a retirar  o ‘veto’ de que sua equipa corra nesse país (Nota MM: essa solução não parece próxima no momento, e o assunto continua gerando atritos nos bastidores),  além de que a disputa entre Kevin Schwanz e a COTA, que administra o o Circuito das Américas, se resolva rapidamente, afim de que se possa  ir em frente com o Grande Prêmio.

Calendário Provisório MotoGP 2013

Data Grand Prix Circuito
31 mar Catar Losail
14 *** abril Argentina Rio Hondo **
21 abril *** Texas COTA **
05 de maio Espanha Jerez *
19 mai França Le Mans
02 de junho Itália Mugello
16 de junho *** Catalunya Catalunya
29 junho *** Holanda Assen
14 jul Alemanha Shachsenring
21 *** julho EUA Laguna Seca
18 agosto Indianapolis Indianapolis
25 de agosto República Checa Brno
01 de setembro *** Grã-Bretanha Silverstone
15 de setembro San Marino Misano
29 de setembro Aragão Motorland
13 de outubro *** Malásia Sepang
20 de outubro Austrália Phillip Island
27 de outubro *** Japão Motegi
10 de novembro Valência Ricardo Tormo

* O GP da Espanha está esperando a assinatura do contrato.

** Os GPs da Argentina e Austin não são confirmados.

Fonte: motocuatro.es

Comentários

33 Respostas para “Mundial de Motovelocidade – Divulgado o calendário provisório da temporada 2013 – GP da Argentina tem data divulgada mas está ameaçado!”
  1. luiz ricardo disse:

    Quando sai esse calendário oficial? se confirmar na Argentina eu vou de certeza!

  2. mrigotto disse:

    Se tiver o GP na Argentina, to dentro!

  3. Rogerio bueno ( maringá pr ) disse:

    Já estou com a passagem aérea comprada vamo q vamo moto GP Argentina
    Abç

  4. Tabajara Aparecido Jorge disse:

    Qual autódromo não tem ondulações? Andem em Aragón e depois me contem.
    O autódromo de Goiânia precisaria apenas de uma pequena ampliação após o S, e nunca mais perderíamos a Motogp.

  5. Marco Antonio Ribeiro disse:

    Nando eu gosto de Goiania tbm, o problema lá é a ondulações na pista, acho que tem que dar uma recapeada boa pra igualar, senão é saca rolha em toda curva…rsss

  6. marcelo puga disse:

    Muito obrigado Marco Antonio !!
    Vou dar uma pesquisada.
    Um ótimo fds amigo.

  7. Nando Prado disse:

    A pista de Goiânia é uma opção para realização do motogp. Após frustradas tentativas do governo em vender a área, a pista tem previsão de recuperação. Quem sabe futuramente poderemos reviver os pegas da década de 80 no Autódramo Ayrton Senna!!!! Pista perfeita para prática de motociclismo!!!

  8. Marco Antonio Ribeiro disse:

    O ruim de brasilia é o preço do resto a diaria do hotel é mais cara que o track day

  9. Marco Antonio Ribeiro disse:

    Marcelo o autodromo de Brasilia tem uns track day pelo menos uma vez por mes e com bons precos 140 dia organizado pela capital racing o autodromo e bem legal apesar de umas trincas no asfalto mas nao atrapalha muito, esta se cogitando e sera apresentado para o proximo mes na dorna uma proposta para 2014 ser palco de uma etapa motogp.

  10. Guilherme Loyola disse:

    O engraçado e Ridículo vai ser os Argentinos colocarem o Maradona pra fazer a propaganda da corrida na TV kkk e a mesma coisa do Marau fazer a propaganda da Marauder Suzuki kkkk
    Marcelo Pulga ( hum To com uma Pulga atras da orelha )…
    Fausto és Amor!

  11. Emers. disse:

    * Olas! Powww, vídeo punk’ mesmo, eu não tinha visto,,,muito bom!

    Sobre o gp-Argentina, ou gp-Brasil, só resta esperar. / Bom fim de semana galera,,com segurança. //abraçs//

  12. Rodrj disse:

    Fala Fausto, que video da semana é esse!!!!
    Para o ser humano não há limites!!!
    Abraço!

  13. Tabajara Aparecido Jorge disse:

    O GP em Jerez de La frontera acaba de ser confirmado pela FIm. Quanto a acertar o calendário das duas principais categorias do esporte a motor, Motogp e F-1, é o simples ato de sentar e conversar que está faltando. Poderia sim termos uma bela alternância de provas se diálogos existissem.

  14. marcelo puga disse:

    Alexandre Piloto, algum local bom para se andar de moto no Norte do país ?
    Quem sabe consigo agendar um dia para te fazer uma visita.
    Abs irmao !!

  15. marcelo millan disse:

    Argentina em crise e em briga com a repsol, mas mesmo assim ainda será possível a realização do gp.
    Brasil, em crescimento econômico e também em venda de motos premium, copa do mundo olimpíadas, e mesmo assim ainda nem se cogita moto gp aqui, a f1 faz um sucesso enorme!!!!!.
    SERÁ QUE NINGUEM OU NENHUM GOVERNO TEM DINHEIRO AQUI NO BRASIL PRA FAZER UMA PISTA DE DAR INVEJA AOS GRINGOS E TRAZER A MOTO GP E OUTROS CAMPEONATOS EM 2 RODAS? isso também da dinheiro tanto quanto o futebol, só que sem agressões de torcidas, nada contra o futebol, mas também há bastante fanáticos por duas rodas!!!!!!!!!!

  16. marcelo puga disse:

    Aquela curva do café em interlagos é criminosa para o motociclismo esportivo , uma curva meio que cega sem área de escape , somente um muro. Se nao fosse esse GRANDE problema, seria perfeito.
    Já estou com 45 anos e gostaria muito de 1 dia poder andar lá com esse problema resolvido , mas quantos mais terao que se machucar ou mesmo morrer para que isso aconteca ?
    Enquanto a f1 nao se importar, ninguem vai fazer nada.
    Acabaram em 2 etapas com um autódromo maravilhoso, o do RJ , minha terra.
    Primeiro reduziram pela metade e agora enterraram de vez um local seguro, com curvas perfeitas, ex palco da moto gp.
    Sao poucas opcoes , alguem pode me dizer qual o melhor circuito para um track-day de moto no sul do país ? desde já agradeco aos amigos do blog.
    Vamos montar um exército para invadir a Argentina galera …Marau de azul e Loyola de amarelo, por cima da camiseta da Ducatti, rsrs

  17. parker disse:

    Interlagos: até onde eu sei a pista é inadequada para motovelocidade e rejeitada pela FIM devido a problemas que envolvem segurança. As alterações exigidas pela FIM chocam-se com as da FIA e o circuito foi reformado pensando-se apenas na F1. Interlagos “é carta fora do baralho”.

  18. Odair (Lins-SP) disse:

    Luis Eduardo… resumindo a conversa… Interlagos não tem “area de escape” suficiente para os padrôes da motovelocidade mundial. Mas quem sabe um dia alguem abra os olhos e o bolso para melhorar a estrutura.

    Marcelo Millian… COM CERTEZA… os Gringos apreciam apenas os próprios campeonatos… A Dorna poderia olhar para nós aqui mas abaixo no mapa..rs rs rs

    Marau… concordo tb… não podemos nos precipitar, vamos esperar as confirmações, e então….

    INVASÃO NA ARGENTINA??? COM CERTEZA!!!! ÉÉ NÓÓIXXXX!!!!!

  19. parker disse:

    Nada contra a realização do GP na Argentina, muito pelo contrário, sou francamente favorável a uma etapa na América do Sul (seja onde for). Mas a Repsol (Honda)deve “forçar a barra” para que o GP da Argentina não aconteça. Para quem não se recorda as instalações da Repsol foram “tomadas” pelo governo Argentino (leia-se Cristina Kirchner) e sua política de estatização. Isso resultou em sérios embaraços diplomáticos entre os dois países (Espanha e Argentina). Equipes Espanholas também devem boicotar o GP da Argentina.

  20. Luis Eduardo disse:

    Por que não fazem um gp no brasil em interlagos? garanto que seria arquibancada cheia……
    tomara que Erick Granado se desenvolva bem para que possa nos proporcionar isto.

  21. marcelo millan disse:

    SE a argentina tá em crise, me desculpem os hermanos mas se for confirmado o gp, INVASÃO GERAL DE BRASILEIROS, quero só ver o valor!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. marcelo millan disse:

    ARGENTINA??? tomara que sim, é aqui do lado do RS, se a dificuldade está em encaixar o calendário, melhor que tirem laguna seca, pra mim o pior circuito e ainda por cima os gringos não curtem moto 2 e 3 que sempre garantem o espetáculo.

  23. Guilherme Loyola disse:

    Vai Belfort mete a Cara na Mão do Jon Bones Jones e arrebenta seus dentes!
    Marau és Amor!

  24. Guilherme Loyola disse:

    Kkkkkk Sacanagem o GP dos Los Hermanos for cancelado uma Galera aqui em Goiânia vai tomar PAU já tinham ate feito camisetas eu mesmo ia kkkk pena.

  25. Adelino disse:

    Pessoal o cidadão que elaborou este calendário conhece tudo de logística!!! Meu Deus!!!

  26. angelo cesar gonçalves disse:

    QUERO VER A HRC IR LÁ COM O PATROCINIO DA REPSOL DEPOIS QUE A DITADORA PRESIDENTA DA ARGENTINA ROMPEU DE MANEIRA SUJA A EXPLORAÇÃO DE PETROLEO LÁ

  27. Scalone(Paranavaí-PR) disse:

    Gostaria de ir de moto até a Argentina para ver a corrida; mas não sei não; também acho que a coisa lá não está nada bacana..

  28. Dai 79 disse:

    Meu Deus… só faltava isso…. depois de tamanha espectativa em ir até a Argentina, agora estão “analisando”…

    Tomara que tudo corra bem… Argentina… é nóixxx!!

    A propósito, o que a Dorna tem em mente? No lugar de facilitar os “translados entre os continentes” para diminuir custos e facilitar as coisas, parece que complica ainda mais…

    Alguem consegue ter uma explicação plausivel sobre isso?

  29. marau disse:

    Creio que só começarão a surgir pacotes após a confirmação do GP, antes de confirmado não deve surgir nada, nem é recomendado comprar nada.

  30. Cristiano disse:

    Alguém sabe se tem agência de viagem se programando pra essa corrida na Argentina???

  31. Gustavo Mello RJ disse:

    Esse autódromo é bem contramão… A melhor opção é por Córdoba, que fica a 500kms…. Infelismente de moto pra mim não rola….

  32. marau disse:

    Do jeito que a coisa anda feia por lá (economia), sei não!!!!! Só resta torcer.

  33. Manoel / Cuiabá disse:

    Já estou me programando para ir até a Argentina! Será?

Falae, rapá

Solte o verbo, mas sem pesar a mão...
e se quiser incluir um avatar para seus comentários, crie o seu gravatar!