Mundomoto Notícias – Autódromo Internacional de Curvelo é pole na corrida pelo Moto GP!

A construção do maior complexo de esporte a motor da América Latina, projeto AI Curvelo – Cidade Motor, ainda não começou, mas, Minas Gerais tem mais um motivo a comemorar. Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e os principais nomes do maior campeonato de motos do mundo, o Moto GP, podem ser presença garantida no estado pelos próximos anos.

O fato é que esta semana, o grupo que gerencia o projeto recebeu do presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Alves, a confirmação de que o estado pode sediar, já a partir de 2014, a volta da etapa brasileira que teve sua última edição no país em 2004, no extinto autódromo de Jacarepaguá.

A notícia agitou os bastidores do governo de Minas Gerais e o início das obras podem começar imediatamente, uma vez que essa é a condição imposta pela entidade à cidade de Curvelo, para manter a prioridade e preferência. O caráter de urgência pode ser utilizado para agilizar as aprovações necessárias. (Confira a íntegra do documento abaixo da matéria)

“O Moto GP é transmitido para 207 países, possui audiência e público maiores que a Fórmula 1” afirma o presidente da CBM em seu comunicado. Para Flávio Bergmann, presidente do Brasil Esporte Motor Clube, novo nome do Moto Clube Dois Sete Três e idealizador do projeto “essa possibilidade é real e não vamos deixar escapar, a etapa é nossa. Pleiteamos um contrato longo. Em nosso cronograma esperamos tudo pronto pra 2015, mas com a ajuda do estado e do governo federal, não é impossível que estejamos aptos a receber a etapa em novembro de 2014, tudo vai depender muito dos próximos três meses”, disse o dirigente amparado pela sua equipe técnica.

O desafio é grande, além da pista homologada e infra estrutura completa para receber um público aproximado de duzentas mil pessoas, o grupo ainda tem que construir 2 hotéis de luxo, para atender ao caderno de encargos dos promotores da categoria, que exigem também o pagamento de aproximadamente 20 milhões de reais pelos direitos de realização do evento.

Bergmann garante junto à iniciativa privada a construção do complexo, que é 100% privado, mas ressalta que “para a realização do Moto GP é necessário a participação dos governos, pois, o retorno e fomento para eles é superior a 10 vezes ao investimento e é assim que funciona nos outros países”. Segundo reportagem do portal ESPN/Estadão, publicada em novembro do ano passado, o GP Brasil de F1 2012, gerou para São Paulo um retorno de 230 milhões de reais entre investimentos de empresas particulares e gastos de turistas que viajaram a cidade para o evento.

O Moto GP tem proporções semelhantes à F1 e até maiores. A transmissão de TV ao vivo chega a atingir mais de 700 milhões de pessoas em mais de 240 milhões de domicílios alcançados. No evento, a média é de 150 mil pessoas acompanham cada etapa realizada, dos quais 75% possuem entre 16 e 35 anos e 70% são homens.

Na Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o projeto já foi entregue pessoalmente ao departamento responsável pela homologação de pistas, através do comissário internacional da CBM, Sr. Philippe Thiriet. “Estive semana passada com o dirigentes da FIM e entreguei o projeto. Eles aguardam a finalização do masterplan para emitirem o primeiro parecer sobre o circuito” afirmou Thirriet.

Os próximos dias serão de muito trabalho para toda a equipe envolvida no projeto. Além de finalizar o Masterplan e os projetos necessários para o inicio das obras, o grupo já tem uma audiência marcada no Ministério dos Esportes em Brasília e também inicia uma série de reuniões com o governo de Minas. A expectativa é que seja assinado em breve um convênio entre as partes, para garantir o Moto GP no estado nos próximos anos.

No Brasil, Flávio Bergmann, que assistiu no Rio de Janeiro a última etapa do Moto GP, acredita que o AI Curvelo terá capacidade de quebrar o recorde mundial de público, que gira em torno de 200 mil pessoas em uma única etapa. “Temos certeza e convicção que essa etapa em Minas Gerais é pra se quebrar recorde mundial numa corrida de motovelocidade” disse, relembrando que o país já possui esse recorde em uma corrida de motocross  que aconteceu em Rondônia em 2003, numa etapa do Latino Americano, e mais recente em Brasília, no mundial de Freestyle, ambos com público superior a 100 mil pessoas.

O projeto conta com o apoio e auxílio de diversas entidades e associações privadas e públicas, além do reforço de pilotos e especialistas, inclusive os maiores nomes da motovelocidade nacional, como Alexandre Barros, Philippe Braga Thiriet e Eric Granado, todos com grandes experiências em circuitos internacionais.

Para saber mais sobre o projeto AI Curvelo clique aqui

Confira na íntegra o documento enviado pela CBM

A Y.Sports e Motoclube Dois Sete Três
Att. Sr. Presidente Flávio Bergmann

É com grande satisfação que recebemos o projeto para construção do AI Curvelo, maior centro de esportes a motor da América Latina, a ser construído na cidade de Curvelo em Minas Gerais. Desde já desejamos boa sorte nesse empreendimento e afirmamos que será um novo marco na história do motociclismo brasileiro e até do automobilismo. Minas Gerais sai na frente com esse projeto.

Gostaríamos de informar-lhes que, a partir do início das obras, Curvelo passa a ser cidade candidata a sediar diversos eventos de cunho internacional, podendo inclusive já sediar o Campeonato Mundial de Moto GP em 2014, desde que vocês atendam todos os requisitos exigidos no caderno de encargos apresentado pelos promotores da categoria.

Ressaltamos a importância desse evento para o país e é fundamental o apoio e incentivo do governo de MG para a realização. O Moto GP é transmitido ao vivo para 207 países, possui audiência e público maiores que a Fórmula 1. É o maior evento de moto do mundo. Parabéns a vocês e principalmente ao estado pelas políticas desenvolvidas, como a isenção de ICMS para capacetes.

Despeço-me com os relevantes votos de estima e consideração.

Firmo Henrique Alves

Comentários

12 Respostas para “Mundomoto Notícias – Autódromo Internacional de Curvelo é pole na corrida pelo Moto GP!”
  1. Carlos Geraldi disse:

    Eu juro que não entendo! Ja que vão gastar dinheiro, porque não fazer em um local mais apropriado quanto a logística e infraestrutura! A 169KM de Belo Horizonte, Curvelo não tem condições nenhuma de receber um evento deste porte! Na minha opinião, a nossa costumeira mediocridade profissional, gerencial, governamental, etc, etc. Metralhadora na mão de macaco! Se acontecer, não vai demorar pra ser jogado as traças! E outra, autódromo poderia ser utilizado para campeonatos nacionais, track days, etc, e ali não tem publico pra tal, ou se tem, são pouquíssimos! Existem tantos lugares que poderiam ser realizada tal obra, ou ate mesmo reformar os autódromos ja existentes que se perdem por falta de investimento! Sei la!

  2. Samos disse:

    Na boa, se for esse pedaço minimo de terra que ta na foto não vai rolar não, ta igual o Mega Space, isso não tem estrutura para receber Moto GP. É bom melhorar isso ai, ou vai ficar jogado as traças.

  3. Leila Diniz disse:

    Olá, Fauto
    Que boa notícia, depois da decpção da Argentina. Vamos lá, todos nós amantes da motovelocidade e fãns do Valentino Rossi lotar a arquibancada.

  4. craftsman disse:

    Excelente iniciativa. A motovelo nacional e intern merece mais e melhores autodromos. Só fiquei receoso da participação do governo federal, visto que o minist do esporte ja esta enrolado com Deodoro ( ate o exercito foi mobilizado para catar as minas perdidas lá rssss ) e MG e governado pela oposição e sede da candidatura do principal adversario nas proximas eleições presidenciais. Sei que isto não devia pesar, mas infelizmente e assim que funciona.

  5. Fellipe - Piracicaba SP disse:

    Curvelo combina com Mugello (ITA), vi o Doutor correr lá, e vou vê-lo correr aqui…
    valeu Fausto sempre com informações precisas, faltam menos de um Mês para começar o pega do mundial…

  6. Junior #79 disse:

    ESTA NOTICIA NÃO PODERIA SER MELHOR… GO BRASIL…

  7. Tabajara Aparecido Jorge disse:

    Será que em 2014 estará tudo pronto? Torço para que sim, mas é incrível.

  8. jose disse:

    Cascavel/PR.

  9. jose disse:

    Boa!!!
    Acho que a foto é só para ilustrar, e acho que é de Cascacel/PR.

  10. MÁRIO ALVES disse:

    Finalmente, mas gostaria que conseguissem a tempo do Rossi ainda correr aqui no Brasil, antes de parar,

  11. Marcos Sao Jose dos Campos disse:

    Fausto a primeira foto na qual mostra um futuro autodromo, nao faz relacao ao autodromo de curvelo ne?
    pois nao parece nem um pouco com tracado projetado.

  12. Lunardi disse:

    Fausto,

    É com grande satisfação que leio essa reportagem. Já se vão quase 10 anos da última prova que acompanhamos ao vivo no Rio e que saudades!

    Muito bacana a iniciativa dessas pessoas em tentar mobilizar a iniciativa privada e governo, de outra forma seria impossível viabilizar tudo isso. Tenho um pouco de receio em relação a 2014 pois como sabemos, são muitos requisitos a se cumprir. Mas que seja em 2015, já ficaria muito feliz assim!!!

    Abraço!

Falae, rapá

Solte o verbo, mas sem pesar a mão...
e se quiser incluir um avatar para seus comentários, crie o seu gravatar!