Mundial de MotoGP – Testes em Brno – Novo câmbio da Yamaha gera melhora de 143 % no tempo de troca de marchas. Mas a Honda continua na frente…

Parte do uniforme de trabalho do bicampeão do mundo Jorge Lorenzo…

Foram  amplamente difundidos os  rumores  de que a Yamaha teria algumas atualizações importantes para avaliar em seu teste privado que está sendo realizado ontem e hoje em Brno. A maior novidade seria uma caixa de câmbio ultra-rápida, “sem costuras” (seamless), mas, apesar de o Yamaha Racing Diretor Lin Jarvis ter  insinuado que poderia estar testando a nova caixa de velocidades, isso estava longe de ser confirmado. Como o teste em Brno é privado, a imprensa não foi  convidada, e assim ninguém saberia ao certo ou seria capaz de  verificar se a “super caixa de câmbio” estava sendo ou não testada.

Rossi girou 47 voltas nesta quinta feira…

Felizmente, contudo, o circuito de Brno foi permitindo visitas para assistir o ensaio. E entre eles estava  Pavel, que dirige o fansite checo de  Valentino Rossi (http://www.rossi-yamaha.cz/). Pavel gravou algumas imagens de vídeo do teste privado – felizmente não abrangidas pela proibição geral da Dorna sobre toda a cobertura dos testes oficiais – e teve a gentileza de nos enviar o áudio das gravações. Com esse áudio, pudemos analisar o som, como já fizemos anteriormente, para tentar avaliar se a Yamaha estava realmente testando uma caixa “sem costuras”, e se estivesse, qual a vantagem que esse componente lhes dava.

Rossi na pista… Braaap!

A resposta à primeira pergunta é sim, eles estão testando a caixa. Ou, pelo menos, essa é a imagem que emerge a partir dos dados. Olhando para o período de tempo em que a moto  fica quieta, que é o momento em que ocorre a troca de marchas  para cima, fica claro que as mudanças de velocidade estão muito mais rápidas.

Tomando uma amostra aleatória de trocas de marcha  claramente audíveis , e medir a duração do motor é mais silencioso (ver a imagem, por exemplo), podemos ver que os tempos de deslocamento foram melhorados. Avaliando os tempos, mudanças de velocidade agora parecem estar levando aproximadamente 0,016 segundo – 16/1000 de segundo – por troca, ao invés dos 0.038 encontrados a partir de medições anteriores . Isto é uma melhoria de mais de 0,02 segundo, ou 143%.

Lorenzo botando pra baixo…

O câmbio novo da da Yamaha ainda não é tão rápido quanto o da Honda: a partir de medições feitas em Jerez, a Honda RC213V estava levando apenas 0,009 segundo para alternar entre as engrenagens, período de tempo  incrivelmente curto. A Honda ainda muda de marcha em apenas 56% do tempo decorrido com a nova caixa de câmbio da Yamaha. No entanto, isso pode não ser uma desvantagem muito grande para a Yamaha. O real benefício da caixa rápida  não é tanto o tempo de troca – embora claramente isso  ajude -, mas a estabilidade extra que a mudança de marchas mais rápida traz para a moto.

Com o novo câmbio, Rossi e Lorenzo podem acelerar mais, e mais cedo…

A diferença é claramente visível na pista: a Honda permanece estável  como os pilotos mudam  as marchas, mesmo com a moto ainda inclinada. A traseira da Yamaha apresenta  um pouco de oscilação quando a tração  é desengatada e depois reaplicada. A esperança é que a nova caixa de câmbio perfeita da Yamaha M1 dê a ela  a estabilidade da Honda, permitindo que os pilotos da Yamaha  acelerem  mais e mais cedo. Isso melhoraria a uma fraqueza que a Yamaha M1 ainda tem em comparação com a Honda, e uma vez introduzida, daria  a Jorge Lorenzo e Valentino Rossi mais  chances de vencer as Hondas oficiais  de Dani Pedrosa e Marc Márquez.

Será que ela aguenta um Grande Prêmio?

Quando isso vai acontecer ainda não se sabe. Embora a caixa de velocidades tenha sido submetida a extensos testes de confiabilidade no Japão, quando  a caixa de velocidades será usada em corridas ainda é um mistério. Em um segundo vídeo , Valentino Rossi sai da pista, lutando para colocar  a moto de volta  em uma marcha utilizável.

O motor ainda estava funcionando (apenas audível no vídeo), mas as tentativas de Rossi para colocar  a moto em movimento novamente aparentemente  falham, e ele tem que esperar por um técnico da Yamaha para ajudar a empurrá-lo para fora da pista. Relatórios de quem estava na pista afirmam  que a moto fez um barulho horrível quando  Rossi foi reduzir a marcha, pouco antes de ele sair de pista, o que parece sugerir que a caixa de câmbio pode ter sido um problema.

A turma de apoio não está muito ansiosa para saber o que se passa dentro da pista…

Depois, há a questão de saber se a nova caixa pode ser adaptada aos motores existentes da Yamaha. O assunto  está em debate, mas os relatórios iniciais sugerem que o fato de a Yamaha já estar usando a caixa de câmbio sem costuras pode ser o resultado de novas carcaças de câmbio, reprojetadas para abrigar tanto o câmbio convencional quanto  as transmissões ultra-rápidas. Uma vez que a caixa de velocidades está em uso, os gráficos de alocação de motores mostram quando  um motor novo e um “velho” estão sendo  utilizados, e analisando  o som mais uma vez, somos capazes de saber qual moto está usando qual caixa de velocidades.

Tempos  medidos com a nova caixa :

Tempo de áudio Comprimento mudança de marcha (segundos)
3:07.340 0.014
3:05.729 0.016
3:42.100 0,017
4:00.971 0.016
4:02.634 0.016
4:07.313 0.015
4:27.141 0,017
4:25.368 0.014
Média 0.016

Comparação com a caixa de velocidades convencional da Yamaha :

Gearbox Yamaha
Seamless
Yamaha
convencional
Honda
Tempo 0.016 0.038 0.009
% Em relação ao
contínuo da Yamaha
transmissão
243% 56%

Jorge Lorenzo completou nada menos que 71 voltas, sem ocorrências…

Os tempos são aproximados, pois  o áudio da Yamaha “sem costura”, a  Honda e a Yamaha  com engrenagens convencionais foram registrados em diferentes dispositivos. Embora o som deva ser o mesmo, podem ocorrer diferenças muito pequenas.Isso significa que o áudio poderá variar por uma margem muito pequena, mas essas diferenças serão inferiores a 0,001 de um segundo. Os tempos estão todos arredondados para 0,001, significando as percentagens são ligeiramente diferentes devido aos  efeitos do arredondamento.

Poucos e seletos presentes nos dois dias de testes…

Vídeo do primeiro dia:

Vídeo do segundo dia:

Fonte: motomatters.com

Comentários

28 Respostas para “Mundial de MotoGP – Testes em Brno – Novo câmbio da Yamaha gera melhora de 143 % no tempo de troca de marchas. Mas a Honda continua na frente…”
  1. Marcelo Müller disse:

    Ficou sem ter o que falar não é ? Não adianta

    Y – Yamaha
    A – Ainda
    M – Mantém
    A – a
    H – Honda
    A – atrás

  2. moyses passos disse:

    Fala galera po, eu to com o luca torcer por marca eu to fora! mas temos q reconhecer os titulo de cada piloto e nao me levem a mal não. O Marc alucinado Marcs vai levar esse ano!!!

  3. Emers. disse:

    blablabla.

  4. luca disse:

    eu acho q a maioria dos espanhóis não andam bem na chuva, lembro q vi o Checa andando bem na agua de 500 e de SBK…mas o quesito chuva é com os britânicos principalmente e os italianos…esse negócio de torcer por marca eu to fora…o JL com menos moto ganhou ano passado isso é fato, no retrasado o Stoner ganhou pq anda muito mais q DP…é assim motociclismo piloto ainda faz a diferença, hj em dia menos mas ainda faz

  5. Marcelo Müller disse:

    Emers, vc falou,falou e não disse nada….. Aliás falou merd@ mais uma vez e ficou na fantasia como sempre fazendo comparações na base do se isso , se aquilo….

    Pedrosa superior ao Lorenzo ? Vamos ver, se não me engano o Pedrosa não tem título na máxima certo ? Jorge tem 2. Lorenzo ia ocupar a vaga do anão no HRC ano passado certo ? Será que o HRC acha o Pedrosa melhor mas mesmo assim vai manda-lo embora para botar um piloto inferior ?

    Em 2013 não vai dar Pedrosa, desista. Em quase 10 anos ele não arrumou nada, nem quando a Honda mandou mudar os motores para 800cc para lhe favorecer ele foi campeão. Em 2014 muito menos pois será demitido esse ano, ou vc acha que o Stoner está só desenvolvendo a moto como falam .

    E vê se para de falar tanta merd@ cara, por exemplo ” Honda é a maior campeã de TODOS os mundiais” , pow cara no WSBK nem se vc somar todos os fabricantes japoneses igualaria o número de títulos da Ducati.

    Honda vende mais ? Vende sim e daí? Porém é o que eu te falei, só é líder devido as motos de até 150cc, maior onda não é mesmo ?Pega o mercado mundial e exclui as motos até essa cilindrada, você vai ver que a história é outra……

    E mesmo com todo o dinheiro que tem, com a manipulação de campeonato que sempre fizeram, estão sempre atrás. Já te falei que desde 2002, quando manipularam o campeonato para a chegada das 4t estão tomando pau da Yamaha. Se você pegar a era pós Rossi então….. coitados. O último ano dele lá foi em 2003, estamos 10 anos depois e só ganharam 2 títulos ! Isso porque o do Hayden foi brinde do Doutor…… VERGONHA TOTAL.

    Mas tem gente que gosta de sofrer, fazer o que ? Continue torcendo pelo Pedrosa e sendo HONDEIRO, boa sorte !! KKKKKKK

  6. Emers. disse:

    Pura balela, a tua mmuller;;; Honda é a maior campeã de TODOS os mundiais.
    Simples, kkkkkkkk. E quem mais vende, simples tb.

    Pedrosa tá no nível do Jorge, ou acima, pois ganhou mais em 2012. Lorenzo venceu pq o Stoner fez mierda, sequer fizeram dobradinhas, e caiu de mané e se quebrou, pois são 1000cc.

    Lorenzo vai mal na chuva, e no trÂnsito idem, teve muita sorte ano passado, senão DP já estaria acima dele em todos os critérios, 4 a 3 em mundiais e 1 a 1 na máxima. Agora em 2013 isso tá provado, JL errou 3 x e Dani 1 x mas com mais azar no treino de pneu frio,,, e lideraram (o anão e o estreante) 8 etapas. // DP vai papar 2013 e empata com todos em 2014,,,
    ———-
    E anti-honda, anti-ducati, anti-rossi ou anti-pedrosa pra mim é tudo a mesma mierda, tudo anti. kkkkk
    lokes!!!

  7. Anderson Gontijo Goiania disse:

    valeu Marcelo Muller
    Manda os mamãos andarem de cbr achando que estao andando em prototipos da hrc

  8. Marcelo Müller disse:

    Sobre o comentário do Emers que fala que a Ducati já tem a caixa seamless, é bom dizer que desde 2011 eles já tinham. Entretanto é um sistema bem mais simples, não são todas as marchas que se engatam no sistema “seamless” deles.

    Quanto ao ano passado a comparação, mesmo sendo desleal, foi melhor para a Yamaha com certeza. Acho desleal falar em 12 vitórias contra 6, afinal a Yamaha de 2012 foi uma equipe de um piloto apenas porque o Spies simplesmente não existiu. Do lado da Honda havia o campeão do ano anterior , Stoner , e o Pedrosa, que nunca vai ser campeão, mas é oficial HRC a quase 10 anos ! Em 2014 finalmente será dispensado agora que eles tem um espanhol realmente rápido. Então uma parte das ” 12 vitórias ” foi fake porque o Lorenzo estava jogando com a vantagem que tinha. E antes que venham chorar com aquele papo que se não fosse o cobertor que ficou preso na roda e etc..devem se lembrar do cacete que o Bautista deu no Lorenzo em Assen, ou seja houve má sorte para ambos os lados e assim são as corridas.
    A Yamaha foi melhor pois fez o campeão, QUE É O QUE INTERESSA, mesmo com toda a desvantagem que teve em termos de equipe com um Spies incapaz de roubar pontos dos pilotos do HRC. Sem ter a caixa seamless e sem ter a verba da rival, foi CAMPEÃ !!! E o melhor foi ver a cara de C.u com câimbra do Nakamoto no título do Lorenzo !!

    Vocês hondeiros parar de falar merd@…. é líder mundial de vendas ? Sim, graças as motos de até 150cc ! Nas motos “grandes “,a história é outra certo ?

    O Nakamoto está desde 2008 no HRC, já mudou a regra várias vezes para tentar ganhar o mundial e até agora só tem um título ! A própria Honda que fez questão de acabar com as 2 tempos , Fdp#!, tem desde 2002,ano em que as 4t competiram pela primeira vez , menos títulos que a Yamaha.

    ACORDEM MALUCOS !!! OU VOCÊS VÃO ACABAR COMPRANDO UMA FALCON i !!!!!

  9. luca disse:

    Sequela, acho q nesse caso o problema era piloto pq c/ o Pedrosa não da pra contar…2011 foi c/ o Stoner, pilotasso…agora com esse mlk ai cheio de apetite + o canhão …já viu né…vão ganhar p/ caramba

  10. Sequela disse:

    matheus disse:
    9 de agosto de 2013 às 10:17
    Honda sempre na frente da yamaha….

    Cara, não é bem por ai não…se a Honda ta tão na frente assim porque nos últimos 5 anos(tirando esse ano que ainda não terminou) só foi campeã em 2011?

  11. Nino disse:

    Duzeira74 disse:
    9 de agosto de 2013 às 9:14
    É isto ai Duzeira74, a Yamaha esta em uma sinuca de bico. Com um motor novo de sobra apenas, é esperar demais que a embreagem inovadora funcione em motores cansados. E mesmo que fossem novos, a embreagem nova aceleraria o problema de durabilidade dos motores das M1s.

  12. Jefferson_SRAD1000_Curitiba disse:

    Show!!!

  13. matheus disse:

    Honda sempre na frente da yamaha….

  14. Duzeira74 disse:

    e o pior, parece que essa caixa de câmbio funciona 100% apenas em motores 0km ou “quase” 0km, coisa que a yamaha tem apenas um !!! a “quebra” do rossi no vídeo provavelmente era isso…tentaram usar uma gambiarra e ela não aguentou…..

  15. Duzeira74 disse:

    olhando os últimos títulos, normal que a yamaha não colocaria a mão no bolso para investir nesse câmbio, esperou até onde deu => meio do ano passado onde a honda sobrou com um melhor acerto, somado ao fim da “tremedeira” na traseira…..mas imagino que o câmbio deixou de ser a principal preocupação da yamaha nesse momento, ela deve estar é preocupada com a durabilidade de seus MOTORES !!! a dorna diminuiu a quantidade de motores por temporada de 6 para 5, medida claramente direcionada contra a yamaha, já que seus motores sofrem para aguentar “30 sessões”, enquanto ducati e honda aguentam um pouco mais ( duca=35 e honda=40). Li uma matéria que falava que os motores da yamaha já estavam quase no osso, lorenzo e rossi teriam apenas um motor zerado cada para o resto da temporada inteira, enquanto as hondas oficiais ainda teriam 2 motores cada piloto….ainda na matéria, a situação do rossi era um pouco pior que a do lorenzo, até a tech3 (carl) vem sofrendo com isso…….lembrem que no ano passado lorenzo andava com rotações um pouco abaixo do normal para evitar que seus motores estourassem….

  16. johnson disse:

    Stoner em Motegi video http :/ /vimeo.com/71945179

  17. luca disse:

    acho que a Honda é mais que um bom câmbio….a frenagem (ponto fraco ano passado), potência e a aceleração neste ano estão um degrau acima, sem falar q a eletrônica da Honda é animal ( sempre guardam segredo no assunto, lembra q a Dorna queria Centralina única e a Honda não aceitou nem fud…??) esse é outro ponto forte deles… tudo isso junto tem anulado a supremacia da ciclística/potência equlibrada da Yamaha mas eles já estão se mexendo pq ta vendo a diferença aumentar, não acham?? tai o câmbio, ajuda mas ainda falta muita coisa …abs

  18. Eduardo - RJ disse:

    a minha duvida é pq demoraram tanto pra usar esse cambio seamless

  19. Paulo Franco disse:

    Kct!!
    16/1000, 9/1000!
    A regulagem dos nossos quick shift sempre fica entre 65/1000 e 45/1000 e eu já acho bem rápido!
    Mas, a traseira das motos ainda abana um pouquinho.
    Não faço idéia de como seria uma troca de marcha mais rápida!

  20. Felipe Fontinele disse:

    Será que agora consegue deixar o Crutchlow pra trás? Que faaaseeee…!

  21. Emers. disse:

    Se a Yamaha demorou pra implantar essa melhoria azar é dela,,, a Ducati já usa esse câmbio mandrake e a jumenta continua com desempenho inferior, ou seja, um conjunto é mais que um detalhe. Em 2012 a Honda venceu 12 corridas contra 6, o que a Yamaha esperava ?!?
    Desculpas não adiantam, há ainda o lance do número de motores,,,

    Honda é líder mundial faz tempo, nas pistas ou estradas, e por isso tem $$$$$$ pra investir.
    Chorar não resolve, Yamaha venceu 4 dos 5 últimos anos,,, se parar de investir vai ficar pra trás.

  22. carlos afonso disse:

    marcel gabriel….estimativa de uso do cambio….talvez malasia ou depois….parece q ainda vamos ter de esperar….contudo n de todo ruim…0,08 x 0,16….levando se em conta que honda ja usa a 2 anos….
    tem um puta margem p melhora..

  23. carlos afonso disse:

    marcel gabriel; XIIIIIIIIIiiiiiiii esperaaaaaaaaaaa rsrs…

  24. Marcel Gabriel - itatiba - sp disse:

    Fausto ou quem administra o site, os vídeos não aparecem em dispositivos da Apple, iPhone, iPad… Se conseguirem resolver…. Abraçowww

  25. Marco disse:

    VR46 deve começar a usar na próxima corrida. Aprovando, Lorenzo usa.

    Com isso a Yamaha, que já é a melhor no passo de curva, vai ficar forte também na saída, o que gera maior velocidade no final da reta. Bingooooo, Yamaha volta ao jogo e tem tudo para terminar o ano como a melhor moto.

  26. luiz fernando disse:

    Quais são os tempos do cambio da Ducati em outro artigo li que eles não são tão rápidos quantos os da honda e atuariam em apenas algumas marchas entre a 2ª e a 5º

  27. CAPIREX disse:

    Tá ficando interessante…

  28. Rodrigo disse:

    Go 99!!!
    Go 46!!!

Falae, rapá

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